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sexta-feira, 11 de abril de 2014

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DICAS DE COMO ORGANIZAR E APRESENTAR UM SEMINÁRIO.


 

O que é um seminário?

O seminário é instrumento pedagógico que tem como objetivo, permitir a um ou mais expositores, transmitirem informações para um público, sobre um determinado assunto investigado. Para que o público tire proveito das informações, faz-se necessário que o(s) expositor (es) faça(m) uso, com eficácia, da linguagem oral, assim como dos recursos materiais. Por isso, é fundamental que o trabalho seja planejado e organizado. Não se pode perder de vista que o objetivo principal da tarefa, transmitir, com eficácia, as informações, deve ser garantido.

A utilização do seminário de forma organizada e estruturada não só contribui para a aprendizagem do público, mas também para a aprendizagem daquele(s) que o apresenta(m), uma vez que deve(m) pesquisar o tema abordado nas mais diversas fontes de informações, assim como deve(m); elaborar um esquema orientador da fala e, por fim, saber utilizar os recursos materiais para a apresentação.

 Objetivos

· Aprender a transmitir com eficácia as informações pesquisadas;

· Aprender a utilizar a lógica e a organicidade para construir o texto formal;

· Aprender a utilizar a lógica e a capacidade de síntese para elaborar um esquema orientador da fala;

· Aprender a utilizar os recursos tecnológicos para este tipo de apresentação.

 Uso de Recursos

· Cartaz/banner utilizando desde cartolina até materiais mais modernos;

· Giz e lousa;

· Transparência e retroprojetor;

· Sínteses e fotocópias para o público;

· TV/Vídeo cassete e fita de vídeo;

· TV/Aparelho de DVD e DVD;

· Projetor multimídia/Microcomputador/Power Point e arquivo de apresentação (.pps, .htm/html, outros tipos);

· Projetor de slides tradicional;

· Filmadora;

· Outros tipos.

 1) Pré-Seminário

O Seminário deve ser preparado em Grupo. Este aspecto é muito importante porque todos os alunos devem ter domínio dos conteúdos a serem apresentados, e isso somente será possível, se todos os alunos participarem de todas as etapas que envolvem a preparação do Seminário.

 Etapas do Pré-Seminário

· Levantamento de literatura sobre o tema, na Biblioteca, na internet e outras fontes de informação;

· Após o levantamento de literatura sobre o tema, é necessário ler o material e discutir em conjunto as questões mais importantes;

· Elaborar o trabalho escrito em grupo. É importante que o grupo tenha clareza, que não se deve dividir o trabalho em partes e designar um responsável para sua confecção. Essa prática não funciona do ponto de vista do Seminário, porque ninguém terá a visão do todo, e isso será percebido pelo público presente;

· Feito isso, seleciona-se o que é mais relevante para ser apresentado no Seminário, e designa-se quem fica com o quê;

· A elaboração do material que será apresentado deve pautar-se pela qualidade. Isso significa que o grupo deve utilizar gráficos, tabelas, esquemas, gravuras, mapas etc.;

· A forma de apresentação é importante. Para isso, deve-se observar:

· O tamanho da fonte é importante. Nunca usar tamanho de fonte pequena. No mínimo, utilizar o tamanho 20;

· A fonte escolhida também é importante. Os padrões mais usados são: Arial, Verdana ou Tahoma;

· Identificar o título ou subtítulo do conteúdo do slide/transparência;

· Mencionar as fontes e autores utilizados.

· Conhecer as tecnologias educacionais que serão utilizadas: retroprojetor, projetor multimídia, vídeos, etc.

 Apresentação do Seminário

A apresentação do Seminário é muito importante, uma vez que o Grupo tem a responsabilidade de passar aos presentes o conteúdo que ficou sob sua responsabilidade. Os presentes não sabem nada (ou sabem pouco) sobre aquele tema, por isso, é importante observar:

· Organizar a sala de aula, de forma a facilitar o trabalho do grupo ou aluno que fará o seminário;

· Garantir que o público possa ver e ouvir o(s) apresentador(es), sem problemas;

· Círculo ou semicírculo pode ser usado quando a apresentação prever debate;

· Postura individual e em grupo – todos devem estar atentos ao que está sendo apresentado por um dos membros do grupo;

· Designar as tarefas de cada um previamente, quando da preparação do seminário;

· Saber posicionar-se frente ao público.

 Observar:

· Direção do olhar;

· Tom de voz;

· Falar para todos os ouvintes;

· Não ficar de costas para os ouvintes;

· Não andar na frente dos recursos educacionais que estiverem sendo utilizados.

· Não utilizar termos como:

 Tipo assim...

 né...

 Para "mim" fazer – Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer

 Vem de encontro – vem ao encontro

 Bater de frente com – debater/discutir

 Vem traçar – pretende estabelecer

 Não é aquelas coisas – não atende a um padrão de qualidade adequado

 Bastante garra – profissionalismo

 A nível de – no nível de / em nível de

 Roteiro de Apresentação

· Deve-se abrir o seminário apresentando o grupo e o tema que o grupo vai abordar;

· Em seguida, deve-se apresentar os objetivos do tema específico no qual o grupo trabalhou;

· Após as apresentações iniciais, o grupo deve introduzir o tema e delimitar o assunto dentro do tema. Ex.:

 O assunto de minha exposição será....

 Abordarei nesta exposição alguns aspectos sobre...

· Desenvolver o tema, isso significa que o grupo deve apresentar em uma seqüência lógica o tema, ou seja, as informações devem ser organizadas de forma coerente e numa progressão lógica;

· Finalização da apresentação, o grupo deve concluir o tema, ou seja, é necessário que haja um fechamento, das idéias ali expostas. Ex.:

 Em resumo...

 Para concluir...

 Consideramos ao final que...

 Abrir ao público a possibilidade de formularem questões, tirarem dúvidas etc., com o objetivo de desencadear uma discussão ou reflexão entre os participantes.

 NOTA: Sempre mencionar o(s) autor(es) e as fontes citada(s).

 

Crédito: VALENTIM, Marta L. P. Apresentação de seminário. Marília: UNESP, 2008. Disponível em: Site Marta Valentim - Disciplina - Marketing em Unidades de Informação.

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